Significado de Preco

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Em sentido amplo, o conceito expressa a relacao de troca de um bem por outro. Em sentido mais usual e restrito, representa a pro 487PRECO porcao de dinheiro que se da em troca de de terminada mercadoria, constituindo, portanto, a expressao monetaria do valor de um bem ou servico. No sistema economico da livreempre sa, os precos tem a funcao de aglutinar as de cisoes de milhoes de individuos de interesses muitas vezes competitivos, assegurando coeren cia a economia como um todo. Considerando as variacoes dos precos, os agentes economicos podem decidir pelos bens ou servicos que suas empresas devem produzir, sobre a quantidade desses bens etc. O comportamento dos consu midores e tambem considerado nessas decisoes: os empresarios sabem que esses pagam mais por bens que lhes tragam grande satisfacao e menos por artigos pouco satisfatorios. Outro tipo de decisao influenciada pelos precos diz respeito a distribuicao dos recursos ou fatores entre os pro dutores. Se o preco de determinado produto e elevado, os empresarios obtem bom lucro, po dem remunerar melhor os fatores de producao que utilizam e atraem para seu empreendimento fatores e recursos de outros setores. Alem disso, os precos podem funcionar como freio ou esti mulo ao consumo. Precos baixos agem no sen tido de estimular o consumo e precos altos, no sentido de limitalo. Nos paises capitalistas, os precos formamse no mercado pelo jogo da ofer ta e da procura. Existem, no entanto, fatores que exercem uma influencia indireta nos precos, pois atuam sobre a oferta ou a demanda de bens: e o caso dos custos de producao. Se o preco obtido no mercado nao cobrir os custos de producao, os empresarios certamente deixarao de produzir esse bem. Assim fazendo, estarao diminuindo a oferta desse produto no mercado e, consequen temente, provocando a elevacao de seu preco

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