Significado de Consumidor, superavit do

Compartilhar o significado de Consumidor, superavit do no Facebook
Diferenca entre o preco que o consumidor paga por uma mer cadoria ou servico e a quantia maxima que ele estaria disposto a desembolsar para adquirila. A existencia do superavit do consumidor ba seiase na tendencia a diminuir a utilidade mar ginal de uma mercadoria em relacao ao aumento de seu consumo; assim, um consumidor pode pagar o maximo de mil reais pela primeira uni dade de certa mercadoria, oitocentos reais pela segunda (pois ele ja e possuidor dessa mesma mercadoria) e seiscentos reais pela terceira uni dade. Isso porque a propensao a consumir vai diminuindo em funcao da quantidade ja adqui rida. O conceito foi introduzido na teoria do va lor por Alfred Marshall. Sua concepcao do pro blema, no entanto, gerou algumas criticas (apli caveis ao conjunto de sua teoria de demanda do consumidor) porque se baseia na hipotese de que a utilidade e mensuravel da mesma for ma que o lucro, as rendas e a producao. J. R

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: